Caça

Djinn Campos de Paços

A sua paragem é segura, autoritária e franca e o seu relacionamento com o terreno é praticamente natural. Alterna o trote e o galope, a sua procura metódica é menos rápida e menos extensa comparada com a dos outros bracos. Com este cão, o contacto com o caçador é permanente.



Em Portugal era uma raça desconhecida até há bem pouco tempo. Felizmente já existem alguns exemplares a caçar. Oseu número é, por enquanto, muito reduzido. Isto deve-se, na nossa opinião, a 3 factores: o primeiro, é o facto de o Weimaraner ser desconhecido; o segundo, é a procura destes exemplares pela sua beleza e não pela sua funcionalidade; e a terceira deve-se ao facto de ser o braco que mais tarde começa a caçar, pois é raro acontecer antes de 1 ano de idade.
Ara de l'Oree du Guermeur a caça


Dufy Campos de Paços

Vivo, inteligente e expansivo o Weimaraner é acima de tudo um cão de parar polivalente. Apesar da sua paixão pele caça dever ser inata, um pedigree de muito boas origens garante, em geral, a aquisição de um exemplar de altas qualidades e dotado de uma grande força física que o torna capaz de caçar um dia inteiro mantendo sempre o mesmo ritmo.


Ara de l'Oree du Guermeur a caça


Estalões de Trabalho



O estilo do Braco Weimar é uma forma de caçar. Um conjunto harmonioso alia a calma à eficácia. O contacto com o condutor é permanente. 




No ANDAMENTO do Weimaraner, o galope pode ser intercalado com passagens de trote se este for suficientemente enérgico para não alterar o aspecto geral. Um cão enérgico regula o seu andamento em função do terreno e das emanações que fareja, mas deve deixar sempre esta impressão de busca activa. 





O PORTE DA CABEÇA, posicionado muito ligeiramente abaixo da linha dorsal, tende a baixar assim que as emanações lhe indicam a proximidade da caça. As suas origens longínquas levavam-no a seguir a caça maior pelo rasto, e por esta razão, alguns controlos no solo são possíveis e admitidos.






Efectua A BUSCA metodicamente, dentro do limite do fuzil perante o caçador, estendendo-se a cerca de 80m para cada lado em relação ao seu dono. O Weimaraner adapta-se ao terreno e 
a todas as circunstâncias. A sua avidez em procurar e encontrar ditam o andamento geral e o seu comportamento. 
  
Este cão deve aliar a eficácia ao estilo. 

A PARAGEM do Weimar é uma característica da raça. A detecção da emanação é de pé, com a cabeça posicionada muito ligeiramente abaixo da linha dorsal ou seu prolongamento, com a cauda bem esticada. Ela liberta-se de uma grande tensão que o impele a aproximar-se da peça apenas alguns passos de distância. O Weimaraner demonstra uma grande segurança ao subir a emanação. 
No deslizar à ordem, o cão está sempre esticado: embora permaneça na direcção da caça, adopta uma atitude prudente. O Weimaraner cobra a caça de uma forma natural assim que o dono lhe dá a ordem. 



Resumindo a evolução da raça desde há dez anos, os  sujeitos que demonstram qualidades superiores devem ser procurados e não penalizados. 

Arquivo do blogue