Estalão

ASPECTO GERAL

Cão de caça de tamanho médio a grande, cujo tipo está adaptado ao trabalho de cão de parar, seco, bem musculoso, mas bonito na sua configuração. O carácter sexual dos machos e das fêmeas deve ser nitidamente marcado.


BREVE ESTALÃO 

O macho deve medir entre 59 a 70 cm (ideal: 62/67). E a fêmea entre 57 e 65 cm (ideal: 59/63).


Existem 2 tipos de pelagem: a curta (e mais numerosa) e a comprida (e mais rara). De notar que é estritamente proibido o cruzamento entre variedades de pelagem diferentes, apesar de que, pelas leis da genética, poderem nascer animais de pêlo comprido filhos de indivíduos de pêlo curto. Isto pode acontecer quando cada progenitor é portador do gene recessivo para esse caractere. Contudo o contrário nunca acontece.
Nos exemplares de pêlo curto este deve ser denso e bem fechado, com ou sem sub-pêlo. 

A caudectomia (que tanto tem dado que falar!), tem por finalidade evitar ferimentos na extremidade da cauda, provocados pela passagem nos diversos terrenos durante o seu exercício de caça. Quanto ao seu comprimento, este vai variando consoante o gosto de cada criador; já em França, por exemplo, a comissão técnica do CABW (Cercle des Amateurs du Braque de Weimar) fixou uma regra quanto às caudas dos “pêlos curtos”: deve-se deixar mais de metade e menos de 2/3 do comprimento da mesma, como mostra a figura.


Nos exemplares de pêlo comprido não há tradição de amputação da cauda. O comprimento do seu pêlo pode estar entre os 3 e os 5 cm de comprimento nos flancos, sendo na parte inferior do pescoço, no peito e na barriga um pouco mais longo. Deve apresentar franjas nos anteriores e posteriores as quais diminuem à medida que chegam à extremidade inferior. Aqui os espaços interdigitais também devem ser peludos. E deve apresentar um penacho ao longo da cauda. Esta variedade pode ter, ou não, sub-pêlo, e o manto apresenta-se liso ou ligeiramente ondulado. 
De notar que os exemplares nascidos de ninhadas mistas podem possuir um pêlo ligeiramente diferente, sendo este menos denso e menos comprido e com as suas franjas, obviamente, mais curtas e menos desenvolvidas


PROPORÇÕES IMPORTANTES 
  1. Comprimento do corpo/altura ao garrote: 12/11.
  2. Proporções da cabeça: um pouco mais longa da ponta do nariz, que do stop à protuberância occipital.
  3. Proporções do membro anterior: a distância do garrote ao cotovelo é mais ou menos a mesma do cotovelo ao meio do metacarpo. 

Arquivo do blogue